• "ACEITAR OS DESAFIOS FAZ-NOS GRANDES, VENCÊ-LOS TORNA-NOS IMORTAIS"

Dourogranfondo

3 DE JUNHO 2018
+

Parque Nacional

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

PARQUE NACIONAL DA PENEDA-GERÊS

Criado em 1971, o Parque Nacional da Peneda-Gerês localiza-se no Alto Noroeste de Portugal, com uma área que se alonga em ferradura por cerca de 72.000 hectares. Na sua área engloba territórios dos concelhos de Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Montalegre. É o único Parque Nacional em Portugal. Engloba as Serras do Gerês, Peneda e Amarela, com cotas que ultrapassam os 1500 metros, e as bacias hidrográficas dos rios Lima, Homem e Cávado, que atravessam e retalham este território.

Em vários locais é possível observar magníficas paisagens que englobam aspectos naturais e humanos, como é o caso do miradouro da Pedra Bela.

O Parque Nacional da Peneda-Gerês encanta-nos pela grandeza e silêncio das montanhas, pelas águas cristalinas dos rios e dos ribeiros, pela atração mítica das albufeiras e, sobretudo, pelas populações que corajosamente aqui vivem.

Desde os tempos mais remotos até aos nossos dias que o território do PNPG foi ocupado pelo homem. Facilmente se descobrem vestígios megalíticos, célticos, romanos e medievais, atestando contínua e organizada utilização humana deste espaço.

É uma área com ecossistemas pouco alterados pelo homem, porque o homem os soube preservar ao longo dos tempos, com locais geomorfológicos e habitats de espécies com grande interesse ecológico, científico e educacional. É reserva da biosfera.

O PNPG constitui uma das maiores referências no turismo nacional, sobretudo no turismo de natureza. Em setembro de 2010, foi eleito pelos portugueses como uma das Sete Maravilhas Naturais de Portugal.

É um santuário ambiental, turístico, cultural e humano.